Annunci
O filme Nada de novo no Front promete para o Oscar 2023, ele foi o segundo filme com mais indicações, totalizando 9 nomeações.
A trama está empatada com “Os Banshees de Inisherin” na vice-liderança, enquanto o campeão de indicações foi “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, com 11.
Annunci
As nove indicações de “Nada de Novo no Front” fazem do filme da Netflix o segundo filme de língua não-inglesa com mais indicações na história do Oscar.
Já, o primeiro lugar fica empatado com “Roma” (2018), do México, e “O Tigre e o Dragão” (2000), da China, que somaram juntos 10 cada.
Annunci
A história do Filme
A primeira adaptação em alemão do livro clássico antibélico do escritor alemão Erich Maria Remarque, é o filme da Netflix, “Nada de Novo no Front” (2022).
Entretanto, a primeira vez que o livro ganhou uma versão para as telonas foi em 1930, pelo do diretor russo radicado nos Estados Unidos Lewis Milestone.
VEJA TAMBÉM
Triangulo da tristeza vencedor da Palma de Ouro
I Wanna Dance with Somebody o filme de Whitney Houston
Onde assistir ao filme Teen Wof
Naquela época, a obra teve quatro indicações e duas vitórias ao Oscar de 1931, incluindo a categoria, de melhor filme.
O filme conta a experiência do soldado Paul Bäumer na Primeira Guerra Mundial, junto a outros soldados com quem chega à frente de combate pelo oeste.
Paul tem um amigo, que se torna irmão, outro soldado, conhecido como Kat, que lhe dá ensinamentos sobre a guerra e a vida.
Conforme a sinopse oficial divulgada pela Netflix, “Paul e seus amigos sentem em primeira mão como a euforia inicial da guerra se transforma em desespero e medo
O autor se inspirou na própria experiência na Primeira Guerra para escrever o livro, e depois publicou outras obras inspiradas na mesma temática, para denunciar os horrores da guerra e do pós.
Ele foi convocado aos 18 anos e foi ferido várias vezes. Todas as suas obras possuem uma linguagem considerada simples e bastante emotiva.
Na obra, ele faz um relato doloroso de morte, sofrimentos e até mesmo da monotonia entre os conflitos.
No filme atual, estrelado por Daniel Brühl, o encaixe é em um subgênero de filmes de guerra com mensagem pacifista: filmes que mostram a realidade humana nos conflitos armados, com a finalidade de mostrar todo sofrimento envolvido.
Qual será seu peso para o Oscar?
“Nada de Novo no Front” foi o único filme de língua não-inglesa este ano a extrapolar a categoria de melhor filme internacional, e analisando a lista de indicados mostra que o drama obteve apoio em categorias técnicas.
Além de indicado para as premiações como melhor filme e melhor filme internacional, também está marcado em categorias como fotografia, som, direção de arte e efeitos visuais.
O diretor Edward Berger e os corroteiristas Lesley Paterson e Ian Stokell também foram indicados para a categoria de melhor roteiro adaptado.
Tudo isso mostra a força que filme ganhou e é um concorrente que promete acontecer no dia 12 de março, na festa de premiação do Oscar 2023.
Consenso sobre o filme
Estreado no Festival Internacional de Toronto, em setembro do ano passado, o filme começou a receber elogios da crítica e apoio considerável de marketing da Netflix.
Atualmente, no streaming tem as melhores projeções em relação a potencial de ser premiado no dia da cerimônia.
O filme tem 92% de aprovação da crítica, e 90% de aprovação do público. A crítica do filme tem o consenso que é uma obra “oportuna e atemporal, que mantém o poder da clássica fonte, mostrando a futilidade da guerra.
Veja o trailer do filme
Baixe o aplicativo para assistir ao filme